Análise da distribuição de tensões de componentes protéticos em titânio e zircônia em implantes de interface Cone Morse - ILAPEO - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico em Curitiba

Análise da distribuição de tensões de componentes protéticos em titânio e zircônia em implantes de interface Cone Morse

Aluno (a): Hugo Eduardo de Miranda Peixoto

Orientador (a): Prof. Dra. Fernanda Faot

Área: Implantodontia

Ano: 2013

OBS: Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

Link para download
 
Resumo
 
O objetivo foi comparar a distribuição de tensões em implantes de interface Cone Morse quando utilizados componentes protéticos em titânio e zircônia através da Análise por Elementos Finitos. Foram gerados 4 modelos, utilizando o Munhão Universal CM Parafuso Passante Titânio e o Munhão Universal Parafuso Passante Zircônia (Neodent® Curitiba, Brasil), alternando as propriedades dos materiais. A análise por elementos finitos foi realizada através do programa Ansys Workbench 10 (Swanson Analysis Systems Inc. Houston/PA, EUA). Os resultados mostraram que na interface munhão/implante as tensões foram distribuídas de forma semelhante nos quatro modelos e não se aproximaram da tensão de ruptura da zircônia e da tensão de escoamento da liga de titânio. O parafuso passante apresentou grande concentração de tensão, com regiões próximas ao limite de escoamento (880 MPa). Nos modelos com munhão de zircônia a pré-carga é maior, devido ao menor coeficiente de atrito na interface, o que pode trazer maior concentração de tensão no parafuso passante. As cargas oclusais não promoveram concentração de tensões próximas ao limite de ruptura da zircônia ou limite de escoamento do titânio. Diante dos resultados, concluiu-se que a distribuição das tensões na interface munhão/implante é semelhante entre munhões de titânio e zircônia. O parafuso passante apresenta grande concentração de tensão, com áreas próximas ao seu limite de escoamento, o que é mais crítico nos munhões em zircônia, devido à maior pré-carga.
 
Palavras-chave: Implantes Dentários; Análise por Elementos Finitos; Zircônio; Titânio.
 

« Voltar