CPA

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Comissão Própria de Avaliação – CPA


Trata-se de uma comissão autônoma, nomeada pela Direção Geral, destinada a conduzir os processos de avaliação interna da Faculdade Ilapeo. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior deve constituir sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento.


Quais são as Atividades da CPA?


A CPA tem como responsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da instituição na forma de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES. O Relatório de Autoavaliação, enviado anualmente ao MEC, subsidia a redação, pela administração da Faculdade Ilapeo, do Relato Institucional, documento que sintetiza historicamente os resultados das avaliações internas e as ações acadêmico-administrativas decorrentes. O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas.

A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as 10 dimensões do SINAES, agrupadas em cinco eixos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa do MEC:

  1. Planejamento e Avaliação Institucional
  2. Desenvolvimento Institucional
  3. Políticas Acadêmicas
  4. Políticas de Gestão
  5. Infraestrutura

Também são atribuições da CPA: coordenar a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, produzir relatórios analíticos dos resultados, divulgar os resultados à comunidade acadêmica, acompanhar planos de ação oriundos desses e acompanhar as Comissões Externas de Avaliação designadas pelo MEC.

Como é composta a CPA?


Constituída com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, a CPA da Faculdade Ilapeo, com regulamento aprovado pelo Conselho Superior CONSU, é composta por nove membros, nomeados pela Direção Geral para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. Exceto discente.

Composição


Representante Técnico-administrativo:
  • Andréa Scheida de Mattos – Coordenadora da CPA
  • Gustavo Cavalcante Viera
Representante Docente:
  • Ana Cláudia Moreira Melo Toyofuku
  • Marcos André Duarte da Silva
Representante da Sociedade Civil:
  • Adailton Becker
  • Roberto Ribeiro Fontão
Representante Discente:
  • Raquel Almeida Ribeiro
  • Rogéria Acedo Vieira

Conheça o Relatório de Autoavaliação