Avaliação da Capes eleva nota do mestrado da Ilapeo

09/11/2017

O programa de mestrado profissional da Faculdade Ilapeo (Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico), de Curitiba (PR), teve a nota de avaliação majorada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A partir de agora os cursos de mestrado, com concentração em Implantodontia e Ortodontia, passam a ter nota 4. Essa foi a terceira avaliação feita pela Capes desde a implantação do programa em 2008, e torna a Faculdade apta a implantar cursos de doutorado.

A Capes realiza a avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil a cada quatro anos, e os programas que têm apenas mestrado são classificados com notas que variam de 1 a 5 – sendo que os cursos com nota 5 correspondem a padrões de excelência. São levados em consideração na avaliação do órgão, entre outros fatores, a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso e a infraestrutura de pesquisa da instituição. Em relação à Faculdade Ilapeo, a Capes destacou o caráter inovador e tecnológico da instituição.

Na avaliação do coordenador do programa de mestrado da Faculdade Ilapeo, Luiz Eduardo Marques Padovan, esse resultado é muito relevante porque mostra um panorama dos cursos de pós-graduação no País. “E o programa da Ilapeo, em menos de dez anos, já está no mesmo nível de muitas instituições públicas e privadas renomadas no Brasil”, comparou. Já a diretora geral da Ilapeo, Clemilda Thomé destaca que a conquista da elevação da nota também é retrato de um esforço contínuo de professores e colaboradores da Ilapeo, bem como, de parcerias bem sucedidas com empresas como a Neodent e Neoortho.

Ilapeo

Desde que foi fundado, há 12 anos, o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, e hoje, Faculdade Ilapeo, se tornou referência na formação continuada de profissionais da odontologia, assim como, um importante centro para pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Ao longo deste período de atividades a Ilapeo já formou mais de dez mil alunos do Brasil e de vários países da América Latina, Europa e Estados Unidos; e atende uma média de duas mil pessoas por mês.

Atualmente a Ilapeo oferece 60 cursos nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento, extensão, intensivos e mestrado. Em 2016 a Ilapeo teve autorizado pelo MEC a abertura da primeira turma de graduação em Tecnologia em Radiologia, cujo vestibular será realizado ainda neste ano.