Alunos do programa de Mestrado da Ilapeo participam de palestra sobre revisão sistemática da literatura.

Palestra aborda a revisão sistemática

06/04/2018

A revisão sistemática da literatura é uma ferramenta de grande auxílio para pesquisadores. É por meio dessa técnica que se reúne estudos semelhantes, publicados ou não, que podem ajudar na tomada de decisões ou comprovações científicas e clínicas na área da saúde.

Os alunos do Programa de Mestrado em Odontologia, nas áreas de concentração em Ortodontia e Implantodontia, da Faculdade Ilapeo conheceram todos os detalhes dessa técnica de pesquisa durante uma palestra realizada nesta quinta-feira na sede da instituição. O tema foi apresentado pela pós-doutora da University of Alberta, do Canadá, e professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (FUFSC), Graziela De Luca Canto; e pelo doutor em Ciências Odontológicas Aplicadas, pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Odontologia da UFSC, André Porporatti.

Segundo eles, a revisão sistemática como metodologia de pesquisa internacional é reconhecida desde 1948, mas o primeiro estudo no Brasil utilizando a técnica ocorreu em 1990. De acordo com Graziela a ferramenta pode ser muito útil nas pesquisas de embasamento do doutoramento, assim como, em estudos anteriores de casos clínicos. “As revisões sistemáticas são muito importantes para aqueles envolvidos em processos de decisão relacionados a condutas de saúde”, comenta.

Mestrado

O Programa de Mestrado profissional da Faculdade Ilapeo está com as inscrições abertas. A instituição oferece duas opções: Odontologia com área em concentração em Implantodontia e Odontologia com área de concentração em Ortodontia com ênfase em Cirurgia Ortognática.

O início das aulas está previsto para o dia 25 de junho. 

Graziela Canto e André Porporatti, professores da UFSC: “a revisão sistemática pode ajudar nas pesquisas na área da saúde”.