Professores Dr. Geninho Thomé e Dr. Luis Eduardo Padovan com os mestrandos Lucas Vieira Pim e Rodrigo Cavalcante de Almeida

IlapeoCast se torna ferramenta de atualização na odontologia

22/05/2018

 

A educação e a tecnologia sempre estiveram conectadas de alguma forma. E atenta a essa conexão e os benefícios que ela pode trazer para os alunos, a Faculdade Ilapeo investe em estudos inovadores. Um exemplo disso é o IlapeoCast, resultado de um trabalho desenvolvido por discentes e docentes do programa de mestrado da instituição e que atingiu profissionais de mais de 30 países.

O IlapeoCast consiste em um programa de entrevistas feito no formato de podcast – conteúdo em áudio gratuito que é disponibilizado em arquivo MP3 – onde foram abordados diversos temas da odontologia atual. Ao todo foram produzidos 20 programas pelos alunos do Mestrado em Implantodontia, Rodrigo Cavalcante de Almeida e Lucas Vieira Pim. A proposta, segundo a instituição, era utilizar a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas para levar conhecimento e atualização para os profissionais.

 

Atualmente no Brasil existem cerca de 300 mil cirurgiões-dentistas, que segundo Almeida, necessitam acompanhar as rápidas evoluções que a odontologia está passando. “Por isso o IlapeoCast surge como um recurso tecnológico simples e conveniente de grande alcance, pois permite que o usuário realize diversas atividades enquanto entra em contato com a informação”, comenta. E esse tipo de recurso, que pode ser considerado como uma educação à distância, defende Pim, veio para ficar. “Prova disso é que os programas tiveram mais de seis mil acessos em sete meses de atividades, sendo acompanhado por profissionais do Brasil e outros países, como Estados Unidos, Bolívia, Canadá e Japão”, ressalta.

 

Nova fase

Essa é uma das primeiras iniciativas de um podcast voltado para a odontologia com finalidades científicas desenvolvido no País. Os resultados surpreenderam até mesmo o coordenador do Programa de Mestrado da Faculdade Ilapeo, e responsável pela orientação dos dois mestrandos, Luis Eduardo Padovan. “O programa é bastante inovador e sem dúvida, uma ferramenta que pode auxiliar no ensino, não só da odontologia, mais de muitas áreas do conhecimento”, disse. Segundo Padovan, o apoio da Faculdade foi fundamental para os resultados obtidos. “A Ilapeo apostou na proposta e investiu, tanto em infraestrutura como em pessoal, para tornar o projeto possível”, comenta.

 

A partir de agora o IlapeoCast estará em uma nova fase. Os programas serão conduzidos por dois outros alunos do programa de mestrado da Faculdade. O foco das entrevistas será definido de acordo com temas que possam contribuir para a formação de alunos da graduação e pós-graduação da odontologia. Quem quiser acompanhar todo o conteúdo produzido pelo IlapeoCast pode acessar através do endereço http://ilapeo.blubrry.net/.