Ilapeo inicia nova turma de Mestrado em Implantodontia

02/07/2018

A Faculdade Ilapeo deu início a mais um curso de mestrado em Odontologia com área de concentração em Implantodontia. Essa é a décima primeira turma que ingressa na instituição para um período de dois anos de estudos no programa de mestrado profissional da instituição. Entre as propostas do curso estão a de qualificar os profissionais para ampliarem sua atividade clínica para o ensino e a pesquisa.
 
Na avaliação do doutor em Implantodontia e diretor científico da Ilapeo, Geninho Thomé, o programa de mestrado da instituição é considerado moderno e com conteúdo programático alinhado com as diretrizes acadêmicas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação). Ele cita, por exemplo, que todo o fluxo do trabalho na clínica odontológica pode também ser feito de forma digital. “Ao invés de moldagens convencionais, podemos realizar o escaneamento digital intraoral do paciente. As próteses podem ser construídas pelo sistema CAD/CAM, que garante excelente estética e adaptação precisa e mais segura”, comenta. 
 
Aliado a isso, o programa do curso contempla diversas áreas, como a periodontia, cirurgias avançadas e enxertos de tecidos moles; além de implantes especiais como o zigomático e a carga imediata. “É um programa bem avançado que acompanha as técnicas mais modernas do mundo, além de contar com um corpo docente altamente qualificado”, ressalta.
 
A parceria da Faculdade com empresas como a Neodent, Straumann e Neoortho também é fundamental para os cursos da Ilapeo. De acordo com Geninho Thomé, elas são grandes colaboradas dos programas de pesquisa, pois fornecem materiais, tecnologia e financiamento. “Isso é muito importante para o desenvolvimento dos estudos. E ainda existe o lado social, através do atendimento de pacientes carentes apoiados por programas da instituição”, disse.

 
Capes
Já o doutor em Odontologia e professor titular em Periodontia e Implantodontia, Elcio Marcantonio Junior destaca que o grande diferencial do mestrado profissional da Ilapeo está em formar pessoas tanto para a pesquisa como para a atividade docente, mas com grande ênfase na parte prática. Além disso, capacitar os profissionais para “a produção bibliográfica de impacto mundial, implementar o desenvolvimento de novos produtos e técnicas na odontologia, e formar pessoas para atuar no mercado produtivo nacional e internacional”.
 
O programa de mestrado profissional da Faculdade Ilapeo é coordenado pelo doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Luis Eduardo Marques Padovan. Em 2017 a Capes elevou a nota do programa - com Áreas de Concentração em Implantodontia e Ortodontia - para 4. Essa foi a terceira avaliação feita pela Capes desde a implantação do programa em 2008, e torna a Faculdade apta a propor cursos de doutorado.