Palestra aborda o perfil do radiologista de urgência e emergência

31/07/2018

“A Radiologia nos Serviços de Urgência e Emergência” fará parte das discussões do 1º Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências, que será promovido pela Faculdade Ilapeo no mês de setembro. O assunto será apresentado pela tecnóloga em Radiologia, Prof.ª MSc. Keity Priscile Baroni. Durante a palestra serão apresentados casos práticos de atendimentos e quais os padrões e adaptações de procedimentos que devem ser adotados.

De acordo com a Prof.ª Keity o profissional que atua nos serviços de urgência e emergência precisa estar aberto à necessidade de adaptações dos procedimentos convencionais. Isso se faz necessário porque não existe previsibilidade dos atendimentos e a abordagem dos pacientes depende de cada caso. “Por isso, além do conhecimento técnico e de risco, o profissional precisa ter pensamento rápido para a tomada de decisão mais adequada”, afirma.

Aliado a isso, acrescenta Prof.ª Keity, é fundamental ter conhecimento sobre fraturas para adotar diferentes técnicas de posicionamento durante o atendimento. “O profissional precisa ter em mente que nesses casos muitas vezes irá atender pacientes que não terão condições de colaborar com os exames. Então conhecer alguns tipos de fraturas e saber como mexer com esses pacientes será fundamental para um diagnóstico mais preciso e que irá auxiliar a equipe médica na tomada de decisão”, ressalta.

PROF.ª MSC. KEITY PRISCILE BARONI

- Tecnóloga em Radiologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

- Bacharel em Administração Hospitalar pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).

- Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR.

- Especialista em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX).

- Atua como Técnica e Supervisora dos técnicos em Radiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

- Professora e supervisora de estágios do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e dos cursos de Pós-graduação em Imaginologia na Radiologia, Urgência e Emergência e Oncologia na Radioterapia.

- Professora do curso de Pós-graduação em Tomografia e Ressonância da Facin.

- Professora nos cursos de extensão em Técnicas, Tomografia, Ressonância e Mamografia da RV Cursos.