O papel do novo profissional de imagem

02/08/2018

Propor uma reflexão sobre o papel do profissional de imagens e o profissional de saúde. Esse será o objetivo da palestra do enfermeiro e membro do Centro de Diagnóstico e Imagens do Hospital do Exército de Curitiba, Professor Sauro Luz Cardoso, durante o 1º Congresso de Radiologia da Faculdade Ilapeo. Ele também fará um histórico da profissão, desde o seu reconhecimento a partir de 1985, até as novas vertentes nos dias atuais, quando se busca profissionais que desenvolvam uma visão biopsicosocioespiritual do paciente.

De acordo com Sauro é importante o profissional ter consciência que o seu papel vai além do técnico com domínio do manuseio do equipamento, que visa apenas o resultado final do exame. “Hoje o grande diferencial está em ser um profissional mais humanista do que técnico”, comenta, acrescentando que o próprio Ministério da Saúde mantém, desde 2003, uma política nacional voltada para a humanização das práticas e da gestão na saúde.

Nesse sentido, Sauro destaca que o profissional precisa ter conhecimento das diversas patologias, dos riscos de contaminação e formas de prevenção. “Isso será importante para que ele entenda os mecanismos que levaram o paciente para a realização do exame, e de que forma poderá atuar para realizar o melhor trabalho e que contribua para um diagnóstico e tratamento mais eficientes”, disse. Aliado a isso, é importante ter empatia com o paciente e um relacionamento com toda a equipe multidisciplinar.

PROF. ESP. SAURO LUZ CARDOSO

- Enfermeiro, especialista em Geopolítica Brasileira e Gestão em Saúde Pública.

- Tecnólogo em Gestão Pública.

- Técnico em Radiologia Médica pela Escola de Saúde do Exército.

- Docente de Pós-graduação dos cursos de Urgência e Emergência e Unidades de Terapia Intensiva das Faculdades Inspirar.

- Subtenente do Exército Brasileiro - Serviço de Saúde.

- Integrante do Centro de Diagnóstico e Imagens do Hospital do Exército de Curitiba.

- Atuou como Coordenador Técnico do Serviço de Radiologia da Prefeitura Municipal de Curitiba (Hospital do Idoso Zilda Arns e anexos de Serviço de Radiologia das Unidades de Pronto Atendimento).

- Socorrista e professor Certificado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia em Assistência à Vida em Radiologia Médica.