Diagnóstico por imagem na odontologia será tema do congresso da Ilapeo

31/08/2018

A odontologia é a área responsável pela saúde bucal, que atua tanto na prevenção, como no diagnóstico e no tratamento de várias doenças que podem afetar os dentes, mucosas ou estruturas vizinhas da boca. Para manter a saúde bucal é importante que eventuais doenças sejam identificadas o mais cedo possível. Nesse sentido, os métodos de diagnóstico por imagem tem um papel fundamental.

As principais indicações dos diferentes métodos de diagnóstico por imagem na odontologia serão apresentadas durante o 1º Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências pela cirurgiã-dentista, mestre e doutora em Estomatologia, Luciana Reis Azevedo Alanis. Segundo ela, nos cursos de graduação em odontologia existem cargas horárias representativas para a interpretação radiográfica, e todos os alunos saem capacitados para avaliar radiografias convencionais. “Isso se torna necessário porque dentro das diversas especialidades odontológicas os métodos de diagnóstico por imagem têm indicações e são importantes”, comenta.

Atualmente, afirma Luciana, diversas novidades estão despontando na área da odontologia, especialmente com relação à variedade de softwares para interpretação de imagens. “Aliado a isso, está muito forte na odontologia o segmento digital, com a utilização de scanners intra-orais e equipamentos de tomografia computadorizada, que auxiliam na geração de guias e ajudam profissionais de diversas especialidades, como implantodontia e endodontia”, garante Luciana.

O 1º Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências será realizado nos dias 28 e 29 de setembro na sede da Faculdade Ilapeo, em Curitiba.

 LUCIANA REIS AZEVEDO ALANIS

- Cirurgiã-Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP). 

- Mestre em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP). 

- Doutora em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP). 

- Atualmente é professora titular do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).