Congresso de Radiologia da Ilapeo entra no segundo dia

29/09/2018

O segundo dia do Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências, da Faculdade Ilapeo, começou na manhã deste sábado (29) com a palestra “A Radiologia nos Serviços de Urgência e Emergência”. O tema foi apresentado pela tecnóloga em Radiologia e professora Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Keity Priscile Baroni. Ela mostrou diversos cenários que os profissionais encontram em uma situação de emergência e como deve ser o procedimento de atendimento.

Keity destacou que na maioria das vezes, quem que atua nos serviços de urgência e emergência, se depara com pacientes criticamente doentes. Por isso é fundamental saber priorizar o atendimento. Também, entender o contexto para decidir pelo exame mais adequado e que possa mostrar onde está a patologia. “Fazer muitos exames em uma situação de emergência pode ser prejudicial pois a demora pode ser crucial para o paciente”, comenta.

De acordo com Keity quem atua nos serviços de urgência e emergência precisa estar aberto à necessidade de adaptações dos procedimentos convencionais. “Por isso, além do conhecimento técnico e de risco, o profissional precisa ter pensamento rápido para a tomada de decisão mais adequada”, afirma. Também é fundamental ter conhecimento sobre fraturas para adotar diferentes técnicas de posicionamento durante o atendimento.
 
 
KEITY PRISCILE BARONI
 
- Tecnóloga em Radiologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
- Bacharel em Administração Hospitalar pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).
- Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR.
- Especialista em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX).
- Atua como Técnica e Supervisora dos técnicos em Radiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
- Professora e supervisora de estágios do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e dos cursos de Pós-graduação em Imaginologia na Radiologia, Urgência e Emergência e Oncologia na Radioterapia.
- Professora do curso de Pós-graduação em Tomografia e Ressonância da Facin.
- Professora nos cursos de extensão em Técnicas, Tomografia, Ressonância e Mamografia da RV Cursos.