A dosimetria na radioteria e o papel do profissional

29/09/2018

A atribuição do dosimetrista na radioterapia e as diferentes técnicas de planejamento existentes foram apresentadas durante o 1º Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências, da Faculdade Ilapeo, pelo Tecnólogo em Radiologia, Geovane da Silva Cadin. O papel desse profissional é o de calcular a dose de radiação que o paciente recebe. E isso irá refletir no resultado do tratamento.

O trabalho do profissional que atual na área, de acordo com Cardin, é bastante personalizado, já que dose de radiação será diferente para cada diagnóstico e para cada paciente. “O primeiro passo depois que o médico optar pela radiação no tratamento é fazer a simulação, saber a área exata e definir os equipamentos de imobilização”, comentou Cadin. Também é importante ter certeza das áreas de risco e escolher os níveis de radiação no mesmo tratamento.

Para atuar como dosimetrista, comenta Cadin, é importante que o profissional procure conhecer o setor, seja através de um estágio ou especialização. Ele garante que o trabalho é gratificante porque entende que o tratamento desenvolvido pelo profissional pode fazer a diferença na qualidade de vida e na cura de muitos pacientes.

GEOVANE DA SILVA CADIN
- Tecnólogo em Radiologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
- Atualmente é Dosimetrista da CORB Radioterapia, em Blumenau (SC)
- Atou como Dosimetrista na Clínica de Radioterapia e Quimioterapia (CLINIRAD) do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (PR).
- Trabalhou como Application Specialist, na Elekta Medical System.