Graduação em Radiologia conclui o primeiro ano

20/12/2018

“Um curso diferenciado, que oferece não só uma formação de qualidade, mas também promove uma cultura de formação continuada para termos profissionais sempre atualizados e em consonância com o mercado de trabalho”. A afirmação é da coordenadora do curso superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Ilapeo, Flávia Fontão. O curso é o primeiro na modalidade de graduação ofertado pela instituição, e em 2018 concluiu o primeiro dos três anos de formação dos tecnólogos.

A graduação habilita os profissionais em radiologia para trabalhar em diversas áreas, como saúde, forense, indústria, comércio, desenvolvimento e docência. Além de laboratórios modernos e estrutura física completa para o aprendizado, o curso conta com docentes altamente qualificados e com experiência em diversas áreas de atuação. “E isso faz toda a diferença”, afirma a acadêmica Gabriella Braz, “pois os professores são comprometidos, dão aulas dinâmicas, fazem a gente pensar e enxergar a área da saúde de uma forma humana e não só apenas como um diagnóstico”.

Nesse primeiro ano de atividades, além do conteúdo curricular, os alunos participaram de diversas atividades extraclasses, como visitas técnicas ao Hospital Geral de Curitiba - unidade de saúde integrante da cadeia de atendimento do Exército Brasileiro; e da 1ª Jornada Solidária de Radiologia da Faculdade Ilapeo, que discutiu o tema “Anatomia do Abdômen na Perspectiva da Tomografia e Imagens Radiográficas”. Outro destaque dentro das atividades extracurriculares foi o 1º Congresso de Radiologia – Conhecimento e Novas Tendências, também realizado pela Ilapeo, e que em dois dias de atividades contou com oito palestras, debates e apresentação de painéis científicos.

“O congresso foi uma oportunidade de atualização e reflexão sobre questões importantes da área da radiologia, e troca de experiência entre profissionais e alunos de várias instituições de ensino. “E também deu início a cultura de educação continuada no curso de radiologia, semelhante a o que já acontece nos cursos de odontologia da Ilapeo. E isso é um grande diferencial para a formação dos nossos alunos”, comenta Flávia Fontão. Na avaliação da coordenadora, esse primeiro ano de atividades do curso de Tecnólogo em Radiologia superou as expectativas da Ilapeo e dos próprios alunos. Prova disso é que a evasão do curso foi bastante baixa.

Para 2019 a coordenadora afirma que a meta é dar continuidade ao programa de ensino de excelência do curso para os alunos que seguem no segundo ano da graduação, com a realização de novas jornadas e atividades complementares. Bem como, integrar os novos alunos que ingressarão no curso por meio do vestibular que está sendo realizado de forma agendada. Os interessados ainda podem se inscrever para as próximas provas que ocorrerão nos dias 23 e 30 de janeiro. Todas as informações estão no site http://www.ilapeo.com.br/vestibular.