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Dissertação

Estudo da resistência à tração de infraestruturas metálicas cimentadas ou soldadas a laser sobre cilindros pré-fabricados

Aluno: Arlindo Ferreira Júnior Estudo
Orientador(a): Dr. Caio Hermann
Área: Implantodontia
Ano: 2011

Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência à tração de cimentos resinosos que
cimentam a infraestrutura metálica fundida em CoCr sobre cilindros de titânio e da
soldagem de bordo da citada infraestrutura à cilindros de CoCr, submetidos à
termociclagem. Para realização deste estudo foram confeccionadas 50 amostras a partir da
duplicação do enceramento sobre cilindro calcinável do sistema carga imediata
(NEODENT®, Curitiba, Brasil). As amostras foram divididas em cinco grupos (n=10):
Panavia F 2.0, Rely X U100, Multilink, Bifix e Soldagem de bordo. As amostras foram
cimentadas sobre cilindros de titânio do sistema de carga imediata, sob pressão constante
de 0,5 kgf. O grupo de soldagem usou cilindros de CoCr e recebeu soldagem de bordo à
laser (DentaurumDesktop BAASEL lasertech) com pulso de 10ms, frequência zero e foco
9. A seguir, as amostras foram imersas em água destilada à temperatura de 37 ºC por vinte
e quatro horas e submetidas à termociclagem (2000 ciclos) à temperatura de 5 ºC±1 e 55
ºC±1 com imersão por 60 segundos. A seguir, foram submetidas à tração axial em máquina
de ensaio universal, com velocidade de 0,5 mm/min até o rompimento. Os elementos
rompidos na linha de cimento foram submetidos à análise de variância e ao teste LSD
(least significant difference) para as comparações múltiplas, sendo valores de p<0,05. O
cimento Multilink apresentou o maior valor de resistência à tração (87,8 kgf), seguido do
Panavia F (86,0 kgf) e Rely X U100 (78,8 kgf), não havendo diferença significante entre
esses grupos. O Bifix apresentou 71,2 kgf e o grupo com soldagem de bordo 52,7 kgf,
havendo diferença significante entre si e os demais grupos. Todos os grupos apresentaram
resistência satisfatória quanto à união dos cimentos e à soldagem.