Graduação

Os cursos de graduação aliam a excelência da técnica a uma visão humana da saúde e formam profissionais prontos para inovar, contribuir com a sociedade e superar os novos desafios da área no país.

Graduação

Tecnologia em Radiologia

O curso superior de Tecnologia em Radiologia tem como missão: “desenvolver formação profissional, pessoal e cidadã com excelência, no âmbito da Radiologia, pautada em conhecimentos teóricos, práticos e atitudinais, técnicas radiológicas, normas de biossegurança, radioproteção e gerenciamento dos serviços e dos procedimentos, integrando ações de ensino, pesquisa científica e extensão”.


INSCREVA-SE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 

40 Vagas
Noturno
Mensalidade: R$ 600,00 (Desconto de 10% para pagamento antecipado)
50% de desconto para aprovados no Concurso de Bolsas ou pelo Educa Mais Brasil.

Objetivos:
Formar profissionais habilitados e qualificados para trabalhar nas diversas áreas do radiodiagnóstico, bem como nas diferentes formas de aplicações terapêuticas que utilizam radiações ionizantes, além de também permitir atuação na radiologia industrial. 

Áreas de Atuação:
O Tecnólogo em Radiologia poderá atuar nas seguintes áreas:

- Saúde (Medicina, Odontologia, Veterinária):  executando, gerenciando, supervisionando os serviços e procedimentos radiológicos em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas e clínicas oncológicas.
- Industrial: executando, gerenciando, supervisionando os diferentes métodos de ensaios não destrutivos de controle de qualidade utilizados na fabricação dos mais variados produtos dentro da indústria: química, farmacêutica, alimentícia, aeroespacial, naval e automobilística.
- Desenvolvimento: pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, acessórios e equipamentos que utilizem diretamente ou indiretamente radiação ionizante.
- Comércio: atuando junto a fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares e industriais.
- Acadêmica: pesquisa e docência em cursos técnicos e cursos de graduação.

Diferencial e descrição breve dos equipamentos:

A Faculdade ILAPEO possui uma infraestrutura moderna com equipamentos de última geração, que permitirá ao aluno uma formação completa e atual sob o ponto de vista técnico-científico. Além das aulas práticas nas clínicas médicas, o aluno terá contato permanente com a clínica odontológica. 
O Departamento de Imaginologia Odontológica da ILAPEO conta com uma Radiologia totalmente digital e integrada, com 2 Tomógrafos de Feixe Cônico (um tomógrafo dedicado, e o outro de alta resolução), Radiografia Panorâmica Digital, Telerradiografia Digital, 3 aparelhos de Raios X odontológicos e Sistema de Sensores Digitais intrabucais (sensor CMOS e Sistema de Placa de Fósforo). Após a aquisição, as imagens são processadas em softwares específicos e disponibilizadas em rede para todos os computadores das clínicas e laboratório de Informática da Faculdade ILAPEO. Neste Laboratório os alunos recebem treinamento nos softwares de reconstrução multiplantar 3D para avaliação da anatomia radiográfica e tomográfica das imagens do vasto acervo digital da Ilapeo. Esta tecnologia digital está em franco crescimento no meio radiológico e é uma área em expansão, visto que os principais e mais modernos centros de imagem não possuem ou estão em fase de substituição dos equipamentos analógicos. Sendo assim, a Faculdade ILAPEO oferece aos alunos o que há de melhor para o ensino de tecnologia voltado para a radiologia.

Componentes Curriculares Carga Horária
Anatomia e Fisiologia Humana I 80
Anatomia e Fisiologia Humana II 40
Anatomia Radiológica Aplicada 80
Biologia Celular e Microbiologia 80
Biossegurança e Noções de Primeiros Socorros 40
Comunicação e Expressão 80
Dosimetria das Radiações 80
Densitometria Óssea e Ultrassonografia 80
Eletricidade e Magnetismo 80
Epidemiologia e Saúde Pública 40
Ética, Bioética e Legislação Profissional 40
Exames Radiológicos Convencionais 80
Exames Radiológicos Contrastados 40
Formação de Imagens em Radiodiagnóstico 80
Gestão Aplicada 80
Inglês Instrumental 40
Mamografia e Tomossíntese 40
Matemática Aplicada 80
Medicina Nuclear 80
Metodologia Científica 40
Optativa 40
Óptica Física 80
Patologia em Imagens Radiológicas 80
Processamento Digital de Imagens 80
Proteção Radiológica 40
Psicologia das Relações de Saúde 80
Radiologia Industrial 40
Radiologia Odontológica 80
Radiologia Veterinária 80
Radiobiologia Molecular 80
Radioterapia 80
Responsabilidade Social e Cidadania 40
Ressonância Magnética 80
Técnicas de Enfermagem 80
Tomografia Computadorizada 80
Tópicos Especiais em Radiologia 80
 
 
Unidades Curriculares 2000
Atividades Complementares 120
Projetos Integradores 400
Estágio 480
TOTAL 3000

Processo Seletivo 2018

Tradicional
A seleção dos candidatos para ingresso no curso de Tecnologia em Radiologia é realizada uma vez por ano em um único dia (conforme Edital do Processo Seletivo), com prova constituída de redação, questões discursivas e objetivas. Estão aptos os candidatos que tenham concluído ou que estejam concluindo o Ensino Médio.
As disciplinas e os respectivos conteúdos programáticos constam no Anexo do Edital do Processo Seletivo.

INSCREVA-SE

 

Agendado
O processo agendado possibilita ao candidato escolher dia e horário para a realização da prova, de acordo com as datas estabelecidas no Edital do Processo Seletivo. Estão aptos os candidatos que tenham concluído ou que estejam concluindo o Ensino Médio.
Nesta modalidade, o candidato deverá efetuar a inscrição no on-line, preencher corretamente os dados solicitados e agendar dia e horário para realização da prova.
As disciplinas e os respectivos conteúdos programáticos constam no Anexo do Edital do Processo Seletivo.

INSCREVA-SE

 

Educa Mais Brasil
O Educa Mais é um programa de Inclusão educacional que oferece bolsas de estudo e beneficia milhares de estudantes em todo Brasil.
 Acesse www.educamaisbrasil.com.br/ilapeo e saiba como se inscrever e obter desconto no Curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade ILAPEO. 

SAIBA MAIS

 

Enem    
Nesta modalidade o candidato pode comparecer diretamente a Instituição e apresentar o histórico do Enem para análise, conforme Edital do Processo Seletivo. 

SAIBA MAIS

 

Transferência                                        
No Processo Seletivo por Transferência, o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória para análise curricular na Faculdade ILAPEO, no curso ofertado, desde que haja disponibilidade de vaga.

SAIBA MAIS

 

Graduados
No Processo Seletivo para Graduados, o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória para aproveitamento de curso de graduação na Faculdade ILAPEO, no curso ofertado, desde que haja disponibilidade de vaga.

SAIBA MAIS

 

Coordenação:
Flávia Noemy Gasparini Kiatake Fontão 
Doutora em Estomatologia  e Mestre em Diagnóstico Bucal e Radiologia - USP
E-mail:fgaspar@ilapeo.com.br