Avaliação do comportamento ósseo peri-implantar em implantes Helix GM Narrow: estudo de coorte retrospectivo
Aluno: Hiromi Ikeda
Orientador(a): Prof. Dr. Geninho Thomé
Área: Implantodontia
Ano: 2025
RESUMO
Objetivo: Avaliar o comportamento ósseo proximal do novo implante extra-estreito Helix GM Narrow Neodent®, e sua taxa de sobrevivência após 1 ano em função.
Material e Métodos: Foi realizado acompanhamento de 18 implantes instalados, por meio de análise radiográfica padronizada para avaliação do comportamento ósseo peri-implantar, sendo: T1 – imediatamente após a instalação dos implantes; T2 – entre 4 a 6 meses após a instalação dos implantes; T3 –12 meses após a instalação dos implantes. Medidas lineares na mesial (medida M) e distal (medida D) dos implantes foram realizadas diretamente no software Sidexis XG (Sirona, Bensheim, Alemanha), a partir de uma linha horizontal de referência ao nível da porção cervical do implante (na interface pilar/implante). Tais medidas foram realizadas em duas diferentes posições, no ponto correspondente à face lateral do implante (Alt 1) e à crista óssea (Alt 2). Os dados obtidos foram tabulados submetidos à análise estatística, considerando significativos quando p<0,05.
Resultados: Os resultados mostraram durante o período de acompanhamento, que não houve nenhuma perda de implantes dentário. Em relação ao comportamento ósseo proximal, os dados descritivos mostram redução de altura óssea em todas as variáveis, sendo os resultados estatisticamente significantes nas medidas Alt-1, faces mesial e distal e Alt-2 na face distal.
Conclusão: Com base nos resultados desse estudo retrospectivo pode-se concluir que os implantes Helix GM Narrow Neodent® instalados apresentaram boa estabilidade da condição óssea peri-implantar com baixa perda de altura óssea no período de 12 meses. A região que teve maior remodelação óssea foi na variável no qual o osso toca a face lateral do implante (Alt 1) e que recebeu enxerto no mesmo momento de instalação do implante.